-
Chove Chuva (ao vivo 2005)
-
Camila Camila (ao vivo 2005)
-
Carta Aos Missionários (ao vivo 2005)
-
Múmias (ao vivo 2005)
-
Toda Forma de Poder (ao vivo 2005)
-
Quando Eu Te Encontrar (ao vivo 2005)
-
Janaína (ao vivo 2005)
-
Quanto Tempo Demora Um Mês (ao vivo 2005)
-
Dani (ao vivo 2005)
-
Vou Te Levar Comigo (ao vivo 2005)
-
Cai Água, Cai Barraco (ao vivo 2005)
-
Meu Reino (ao vivo 2005)
-
Tédio (ao vivo 2005)
-
No Mundo da Lua (ao vivo 2005)
-
Timidez (2007)
-
Impossível (ao vivo 2005)
-
Vento Ventania/Rootsie And Boopsie/You Are My Sunshine (ao vivo 2005)
-
Zé Ninguém (ao vivo 2005)
Nosso primeiro registro ao vivo, acalentado desde 1996, foi gravado durante o festival Ceará Music para um público de aproximadamente 40 mil pessoas. Nossas boas performances de 2001 a 2003, além da enorme receptividade do público não nos deixaram dúvidas de que este era o lugar para gravarmos nosso primeiro DVD. E o resultado se tornou um divisor de águas na carneira da banda. O sucesso se disseminou no boca-a-boca, o CD chegou à marca de ouro e o DVD à categoria de diamante.
BIQUINI CAVADÃO
BRUNO GOUVEIA: Voz
ÁLVARO BIRITA: Bateria
CARLOS COELHO: Guitarra, Violão e Vocais
MIGUEL FLORES DA CUNHA: Teclado e Vocais
MÚSICOS CONVIDADOS
PATRICK LAPLAN: Baixo e Vocais
WALMER CARVALHO: Sax, Percussão e Vocais
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
PAPA WINNIE: Voz em “Vento Ventania”
GRAVAÇÕES ADICIONAIS
BIRA TROMBONE: Trombone
DUN DUN: Trompete e Flugel
WILSON MARIMBA: Sax
TADEU PATOLLA: Guitarra, Violão e Programação
Produzido por TADEU PATOLLA
Direção Artística: JOÃO AUGUSTO
Coordenação Geral: RICARDO CANTALUPPI
Gravado ao vivo por RODRIGO VIDAL no CEARÁ MUSIC FESTVAL 2004 &endash; FORTALEZA, em 27 e 28 de novembro de 2004
Mixado por RODRIGO VIDAL no Estúdio TAMBOR – RJ
Assistentes de Mixagem: FÁBIO ROBERTO e JORGE GUERREIRO
Masterizado por CARLOS FREITAS no CLASSIC MASTER – SP
Arranjos por Biquini Cavadão, Patrick Laplan e Tadeu Patola.
Arranjo de teclados em “Quanto Tempo Demora Um Mês”: Dudu TrentinAlvaro Birita usa Orion Cymbals
Patrick Laplan usa Dingwall Guitars (Sheldon/Barry) Dunlop/MRX e Cordas Gianinni
Walmer Carvalho usa saxofones Weril
Projeto Gráfico: PÓS IMAGEM DESIGN
Direção de Design: RICARDO LEITE
Assistente de Design: JUAN GONZÁLEZ
Fotos: MARCOS HERMES
Styling: Evelyn Bonorino, Flavia Dantas, Izabella Marreto e Mirela Lacerda.
Revisão: Luiz Augusto
Quando o Biquini Cavadão surgiu, o Brasil era apenas tri-campeão de futebol, Ayrton Senna sequer tinha vencido uma corrida de Fórmula-1, não existiam celulares, Internet, as pessoas mal usavam computadores, os discos eram lançados apenas em vinil e os Rolling Stones haviam recentemente comemorado 20 anos de carreira. Esta incrível marca, por sinal, parecia muito distante dos planos daqueles garotos que se conheceram num colégio do Rio de Janeiro e que foram lançados em 1985 com o hit “Tédio”. O destino, porém, não tornou o Biquini uma moda passageira. Ao longo dos anos, Bruno Gouveia (voz), Álvaro Birita (bateria), Coelho (guitarras) e Miguel (teclados) foram lançando seus discos, ora introspectivos e densos, ora certeiros e recheados de hits em lançamentos, por vezes bissextos, avessos às demandas da mídia. Foi nos shows, entretanto, que a banda desenvolveu seu ‘modus-vivendi’. Tendo feito apresentações por todos os cantos do país e até fora dele, o Biquini sempre viveu na estrada. Incrivelmente, nunca haviam registrado um disco ao vivo até então.
Por isso mesmo, o Biquini Cavadão lança neste ano em que completa 20 anos, um CD e DVD que captam toda energia da banda em cima do palco. Produzido por Tadeu Patolla e gravado em Fortaleza, durante o festival Ceará Music de 2004, para um público de 38 mil pessoas, Biquini Cavadão Ao Vivo desfila duas décadas de sucessos que fazem parte de nosso inconsciente coletivo, como a já citada “Tédio” e mais “Timidez”, “Impossível”, “Zé Ninguém”, “Janaína”, a sua versão de “Chove Chuva”, entre outras. O show faz parte da tour de seu CD “80”, lançado em 2001 e que passou por mais de 200 cidades. Hits desta década e daquele disco também foram incluídos, como “Múmias”, por exemplo.
O grupo também inovou em suas duas participações especiais. Trouxe para o Brasil o cantor caribenho Papa Winnie, que canta seu sucesso “You Are My Sunshine” em meio ao hit “Vento Ventania”. Para “No Mundo da Lua”, o grupo chamou de surpresa um grande fã da banda que estava assistindo o show na primeira fila. Sem nada combinado, o professor Roderic Szasz subiu incrédulo ao palco e cantou a música com o coração. Talvez nesta relação com o público é que esteja o grande segredo do Biquíni e que o faz ser tão querido por onde se apresenta.
É nas inéditas, porém, que o Biquini se mostra mais revelador. As novas composições, em parcerias com Gian Fabra e Manno Góes, constatam que a veia poética e melódica do grupo se mantém firme e que o disco vai além de uma viagem ao passado. É o caso de “Dani”, que chegou a ser tema de um programa de esporte em 2004, e das baladas “Vou Te Levar Comigo” e “Quanto Tempo Demora Um Mês”.
Biquini Cavadão Ao Vivo é também o seu primeiro DVD. Carlos Coelho assina a direção com Roberto Oliveira em seqüências de tirar o fôlego, outras de pura emoção. “No Mundo da Lua” e “Cai Água Cai Barraco” são os bônus, enquanto as outras faixas também estão presentes no CD. Os extras incluem legendas em inglês, espanhol, galeria de fotos, making of, curiosidades sobre a feitura da capa e uma entrevista com a banda contando detalhes de cada canção incluída neste show.
Biquini Cavadão Ao Vivo celebra o prazer de se estar no palco tocando e ser tão querido por vinte anos. Nada que surpreenda. Afinal, biquínis não saem de moda nunca!
abril/2005