Este Cd foi totalmente produzido por Paul Ralphes. No CD anteriror (biquini.com.br) sua participação em cinco faixas nos chamou muito a atenção e já havíamos conversado com ele sobre a possibilidade de acompanhar todo nosso processo de gravação. Junto com Walter Costa, nosso incansável técnico de estúdio, formamos um time que de outubro a janeiro mergulhou no Gorila Mix, no Rio, para gravar este disco. O nome do CD acabou mudando. O projeto se chamava originalmente BitNick (em homenagem a Jack Kerouac, papa da literatura beat com o livro On The Road). Depois de um tempo, vimos que o nome Escuta Aqui, uma das faixas do CD, era constantemente atribuido por nossos amigos ao com o nome do disco. Acabamos então decidindo assumir este nome, que também soava impetativo e interativo, já que nosso universo hoje gira em torno de ‘clique aqui’, ‘digite aqui’ etc…
O CD quebrou alguns tabus do Biquini Cavadão: pela primeira vez gravamos uma música inédita (antes, só havíamos feito regravações). A escolhida foi Pra Terminar, de Herbert Vianna, eterno padrinho da banda. Também fizemos parcerias com Beni, Patricia Carvalho-Oliveira e Paulinho Moska, e finalmente, acabamos fazendo uma versão em português de When Love Breaks Down, do grupo inglês Prefab Sprout.
A faixa interativa novamente foi incluida no CD. Um trabalho envolvendo a Croqui Interativa, Pós Imagem Design e com o apoio cultural da Discover Tools e Apple Computer Brasil. Com este time, evitamos o repasse da faixa interativa para o custo do CD e ele não sai mais caro por ter multimídia.
Biquini Cavadão foi, é e será:
Álvaro Birita – bateria e violões
Bruno Gouveia – vocais
Carlos Coelho – guitarras, violões, mandolim e e-bow
Miguel Flores da Cunha – teclados
Sheik – contrabaixo
Tema de Baixo em “Escuta Aqui”, programações, guitarras e teclados
adicionais por Paul Ralphes
Assistência a backing-vocals em “Escuta Aqui”, “Nunca Estou Só” e “Saber o Sabor”
por Ricardo Magno
Todas as canções arranjadas por Biquini Cavadão/Paul Ralphes
Todas as composições editadas pela Universal Publishing Ltda., exceto
‘Não Faz Mal’ , ‘Pra Terminar'(EMI-Publishing) e ‘Nada Disso’ (Universal/EMI Publishing)
Agradecimentos:
Jorge Davidson e todos da BMG, Mister Reeves, Walter Costa, Nilo Romero, Adriana Maciel, Tom Capone, Bruno Fortunato, Felipe Eyer, Billy Brandão, Angela Ferreira, Jongui, Pedro Doria, Vitor Conceição, Croqui, Luana Piovanni, Onça Pintada, CRT, Jingle Bells, Nako, Rafael e “Ricky Milk”.
Jamais imaginamos que 15 anos após nos apresentarmos no Circo Voador em
16/3/85 estaríamos aqui nos dirigindo a você, que curte tanto o Biquini
Cavadão a ponto de ler todos os detalhes deste encarte. Nesta longa
jornada, o Biquini não teria chegado aonde chegou sem o apoio, o empenho,
a força moral (e muitas vezes ate financeira) de um grupo de pessoas
muito especial que se dedicou de corpo e alma, vestiu e suou a camisa,
fez muito mais do que incentivar e torcer pelo nosso sucesso. De coração,
nosso carinho, respeito e afeto.
Muito Obrigado a
Alexandre Correa, Andrea Rocha Leal, Carlos Beni, Dênio Costa, os fã-clubes, Família Sacramento, Felipe Barreto, Gorila Mix, Herbert,Jorge Davidson, Maurício Valadares, Marlene Mattos, Memê, Marcelo Castelo Branco, Mario Cavalcante, Marcio Vilanova, Nossos familiares
(que muitas vezes também nos ajudaram como puderam dentro de suas profissões), Paul Ralphes, Pipo, Ronaldo Cunha Lima Filho, Sandro Tausz, Sergio Vasconcelos e Valdir Rodrigues.
Direção Artística: Jorge Davidson
Produzido por: Paul Ralphes
Gravado por: Walter Costa
Mixado por: Paul Ralphes e Walter Costa
Assistentes no Discover: Pedro Burckhauser e André Coelho
Gravado no estúdio Gorila Mix entre outubro 1999 e janeiro 2000
Mixado nos estúdios Gorila Mix e Discover
Edição : Walter Costa
Masterizado por: Carlos Alberto Seifarth de Freitas no Cia. De Áudio
www.biquini.com.br
correspondência
correio: Caixa Postal 14744 CEP 22412-970
e-mail: cartas@biquini.com.br
Shows: Planet Show (11) 5561-1101
email: shows@biquini.com.br
Faixa Multimídia:
Roteiro: Bruno Gouveia
Programação: Croqui Comunicação Interativa
Design : Pós Imagem
Configuração Mínima para rodar a faixa interativa:
PC: Pentium II, 32MB de RAM, Unidade de CD Rom quad-speed, Sistema
Operacional Windows 95, Monitor Super VGA, 640×480 (256 cores) e placa de
som previamente instalada.
Leia o arquivo LEIAME.TXT que se encontra no CD antes de rodar a faixa
interativa.
Macintosh: Sistema 7.6.1 rodando em processador power pc, 32 MB de RAM.
Leia o arquivo ‘Macintosh-Leia!’ antes de rodar o programa.
capa: Ricardo Leite
fotos: Christian Gauls
assistente de fotografia: Daniel Rocha
styling: Roberta Stamatto
assistência de styling: Clara Castro
cabelos: Neandro
make up: Rubem Cunha
O Biquini Cavadão veste: Carmim Ipanema, Fly,República Bruzundanga,
Forum, Complexo B,Triton, Mario Queiroz, Storm of London, Luneterie,
Index e Dzarm.
Apoio: Music Mall Instrumentos Musicais.
Escuta Aqui
por Arthur Dapieve
UM GAROTO DE 15 ANOS
E assim se passaram 15 anos. Quando, no ano em que o Biquíni Cavadão lançou o compacto com “Tédio” e “No mundo da Lua”, 1985, mesmo ano do primeiro Rock in Rio, alguém cheio de certezas queria vaticinar como aquele novo rock brasileiro seria descartável, o grupo de Bruno Gouveia (voz), Miguel Flores da Cunha (teclados), André “Sheik” da Luz (baixo), Álvaro “Birita” Lopes e, pouco depois, Carlos Coelho (guitarra) era um dos exemplos preferidos. Dizia-se, então, que aquela nova fornada de bandas não passava de fogo de palha, mais uma moda e, portanto, coisa passageira… Mas assim se passaram 15 anos… E o Biquíni continua aqui, junto com Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, Kid Abelha, os grandes de sua geração, todos sobreviventes ao crivo implacável do tempo.
O Biquíni continua aqui e agora: “Escuta aqui”, seu sétimo álbum (fora remixes e compilações), produzido pelo galês-carioca Paul Ralphes. Depois de “Cidades em torrente” (1986), “A era da incerteza” (1987), “Zé” (1989) “Descivilização” (1991), “Agora” (1994) e “biquini.com.br” (1998), discos crescentemente maduros e honestos, o quinteto reelabora seus temas prediletos em “Escuta aqui”: desencontros amorosos e estranheza existencial. A diferença é que tudo, letras e melodias, soa ainda mais sofisticado, ainda mais elaborado, sem perda do poder vital e aglutinador de quem, como Bruno, Miguel, Sheik e Birita, toca junto desde os tempos de Colégio São Vicente, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro. Na verdade, a primeira coisa que chama a atenção no novo CD é a guitarra de Coelho. Suas texturas e levadas carregam o disco de precisos e preciosos 47 minutos adiante. Guitar rock? Talvez. Ao menos é a guitarra que introduz os outros instrumentos, o baixo de discreto suingue, os teclados delicados, a bateria humana e, por que não, a voz de Bruno, melhor cantor que nunca.
Para constatar isso, escute, num fast forward, a quarta faixa, “Pra terminar”, canção dor-de-cotovelo, jóia inédita de Herbert Vianna (Paralamas), desde sempre padrinho da banda: foi quem a batizou e quem tocou guitarra no compacto ancestral. Outro velho parceiro, Carlos Beni (ex-Kid Abelha), co-assina três das 12 faixas do álbum(“Problema”, “Bolhas de Sabão” e “Quando Eu Te Encontrar”). Já Paulinho Moska co-assina “Nada disso”, uma tecno-balada angustiada e bonita às pampas. Há ainda uma bela letra de Patrícia Carvalho (“Você existe, eu sei”, de igualmente bela melodia) e uma versão grupal para “When love breaks down” (“Não faz mal”, de “não faz mal/ eu fiz de tudo/ não há Sol sem temporal”), épico-intimista originalmente em “Steve McQueen/Two wheels good” (1985), do Prefab Sprout, um dos melhores e mais subestimados discos da década de 80.
Fora essas exceções, a regra é o Biquíni Cavadão compor em bloco, em todos os sentidos da expressão: seus membros assinam juntos todas as faixas e todas as faixas soam robustas, coesas, redondas. A começar pela abertura, justamente com “Escuta aqui”, empolgante, alegre em seu canto de auto-afirmação (“O silêncio vai alimentar/ A minha tristeza”). E a seguir pela balançada “Nunca estou só” (“não importa o que aconteça/ eu nunca estou só”); “O escravo”, prima masoquista de “Escuta aqui”; o comovente trabalho vocal de “Quando eu te encontrar” ; “Tarde”, balada de elegante passagem ao piano; a violada “Bolhas de sabão” ; “Saber o sabor”, com um verso que ecoa aquele outro lá de cima, de “Não faz mal”, “o céu fica mais lindo quando falta luz”; e, por fim, o bem-humorado ska “Problema”. “Escuta aqui” termina macio e você fica pensando na estupidez das profecias. Então era essa banda que não tinha futuro? Quá…
O Biquíni Cavadão está no futuro ao menos desde “biquini.com.br”. “Escuta aqui” mantém a concepção interativa: além das 12 faixas sonoras, há uma 13ª, que inclui as cifras das músicas, os clips do álbum passado (“Janaína” e “Sabor do sol”), fotos em Tif (mão na roda para fãs e jornalistas), entrevista em MP3 (mão na roda para radialistas Brasil afora) e uma base de dados com data, cidade e estado de todos os shows da banda realizados até 1999. Além disso, “Escuta aqui” foi o primeiro álbum brasileiro que teve a gravação acompanhada passo a passo por uma WebCam, que colocava as imagens na Internet. Nenhuma surpresa nisso. Pois, como se sabe, ninguém domina o novo meio como os garotos de 15 anos de idade.
Arthur Dapieve
março/2000